top of page
background_02.jpg

Trabalhar com a Natureza-A Formação

Porque decidi ser Guia de Banhos de Floresta?

A minha aproximação com a natureza surgiu de uma necessidade pessoal de reencontro com um ritmo de vida mais equilibrado. O excesso de variáveis que vamos somando na nossa vida acabam por se tornar numa verdadeira armadilha. E com o tempo acabamos vítimas das nossas próprias escolhas.


  • A dedicação ao trabalho sem limites bem definidos;

  • A sobrecarga de informação a que nos expomos diariamente através dos meios de comunicação, redes sociais e grupos de contato;

  • O excesso de coisas que possuímos, mas que na prática acabam por nos controlar a nós pela obrigação e responsabilidade que muitas vezes representam;

  • O pouco ou mesmo inexistente tempo na agenda reservado para cuidarmos de nós


O planeta precisa de cura e muitos de nós já sentem este apelo para abrandar. Se por um lado fazer, ter, produzir e consumir menos, parece ser uma das direções a tomar, por outro lado é necessário ajudar todos os que querem seguir o caminho de uma vida com mais equilíbrio, dando-lhes ferramentas e mostrando as diferentes formas de o alcançar.


exposição solar pela manhã

No meu próprio processo de reencontro com um estilo de vida mais saudável encontrei a necessidade de partilhar os incríveis benefícios que tenho usufruído nesta jornada.


Já a desenvolver algum trabalho em conjunto com a Milene Domingues, Profissional de Terapia da Floresta e responsável pelo projeto Ngura-Floresta de Cura, surgiu a vontade de aprofundar os meus conhecimentos nesta área, pelo que em 2023 inscrevi-me na formação de Guias de Banho de Floresta, ministrada pelo Forest Therapy Hub, instituição internacional líder na formação de Guias e Profissionais de Terapia da Floresta e membro do Planetary Health Alliance.


Para todos aqueles que já trabalham diretamente com a natureza, ou num ambiente em que a mesma se encontra presente, bem como para todos os que sentem este apelo para embarcarem numa forma mais sustentável e saudável de existir neste mundo, convido-vos a conhecer um pouco mais desta incrível organização.


“Nós somos o FTHUB
Como centro de apoio à natureza, também conhecido como a árvore-mãe, estamos comprometidos com a educação consciente para a saúde verde...O nosso compromisso estende-se ao avanço coletivo da Saúde Planetária.
Formámos com sucesso Guias de Banhos de Floresta e Profissionais de Terapia da Floresta em mais de 70 países, abrangendo uma vasta gama de funções, incluindo profissionais de saúde (psicólogos, médicos, enfermeiros), terapeutas ocupacionais, educadores, assistentes sociais, especialistas em bem-estar (instrutores de yoga, professores de mindfulness), guias de ecoturismo e ativistas ambientais, entre outros.”

Porquê fazer formação com o Forest Therapy Hub?

  • Evidências científicas e experiência profissional colocadas em prática. Aprende com formadores e especialistas com vasta experiência na implementação de práticas de bem-estar baseadas na natureza e na saúde mental.

  • Faz parte da rede profissional de Guias de Banhos de Floresta e Profissionais de Terapia da Floresta mais difundida do mundo.

  • Aprende num ambiente internacional e multicultural com instrutores e estudantes de todo o mundo.


O FTHub ministra diversas formações certificadas com diferentes abordagens e objetivos. Consulta o website do FTHub e fica a saber mais sobre todas as possibilidades e qual a que poderá adequar-se mais ao teu enquadramento profissional.


Devido ao seu caráter internacional os cursos têm um grande componente online, mas existe sempre a possibilidade de ingressar num modelo presencial, seja em formato intensivo ou como completo à formação online. E o melhor é que podes optar por diferentes destinos por todo o mundo, incluindo os Açores.


A Misty Islands tem o privilégio de ser parceiro do FTHub no curso FTHub 3-Day-In-Person Immersive Training in Nature, e a próxima edição é já no próximo Outono, de 11 a 13 de Outubro, na ilha de São Miguel.


Ainda vais a tempo de participares!


we are nature


107 visualizações

コメント


bottom of page